Vi o Ceará por Raimundo Soares Filho

sábado, 13 de novembro de 2010

Tucanos infiéis vão ser expulsos

O PSDB iniciou o processo de expulsão de alguns dos seus filiados, começando com os deputados estaduais. reservadamente, logo após a realização do primeiro turno das eleições, no dia 3 de outubro passado, a direção do partido fez uma resolução em que exigia, de todos os integrantes da agremiação, apoio ao candidato à presidência da república, José Serra, no segundo turno das eleições.

Mesmo sem fazer menção à resolução, o deputado Marcos Cals, que foi candidato ao governo do estado, e sofreu com as consequências da infidelidade partidária, anunciou a disposição do partido de cobrar fidelidade à candidatura de serra, perdoando os infieis pelo que havia acontecido no primeiro turno. Marcos Cals chegou a dizer que quem não votasse no serra não ficaria no partido.

Ontem, assumiu a presidência estadual do PSDB, em razão de uma licença do atual presidente Marco Penaforte (ele vai fazer um curso no exterior), o deputado federal Raimundo Gomes de Matos. Em sua primeira manifestação pública, o deputado anunciou as primeiras providências para as punições.

Segundo Gomes de Matos, o PSDB vai reunir, terça-feira, os membros do seu Conselho de Ética para discutir os processos administrativos já apresentados a respeito da infidelidade de alguns dos seus filiados, cujo número o presidente não soube precisar, na manhã de ontem.

Estatuto

O deputado garantiu que o PSDB vai tomar providências em relação aos filiados infieis ainda que seja necessário tirar dos quadros da legenda filiados com mandato. Questionado sobre possíveis prejuízos ao PSDB, o tucano destacou: "Não é questão de ser ruim ou bom (para o partido), o que nós queremos são políticos com ética e que cumpram o que está estabelecido no estatuto".

Depois disso, na quarta-feira, o partido vai reunir a bancada de deputados estaduais da próxima Legislatura para discutir o posicionamento do PSDB na disputa dos cargos na Mesa Diretora da Assembleia. A legenda vai ter, pelo menos, uma cadeira, mas Gomes de Matos ainda não revelou qual delas o partido deverá pleitear. Os cargos mais cobiçados são a Presidência e a primeira secretaria, que deverão ser ocupadas pelo PSB.

Gomes de Matos explicou que o partido não vai para o confronto por cargos na Mesa Diretora da Assembleia e, quando questionado sobre a posição que a sigla pretende pleitear, em tom descontraído, declarou: "O ideal seria a Presidência".

Responsável

Na Assembleia, alguns parlamentares do PSDB defendem uma alternância de tucanos na Mesa Diretora, o que Gomes de Matos ainda não confirmou. Ele diz que isso vai ser discutido junto com a bancada. Hoje, ocupam cargos na Mesa Diretora os deputados Gony Arruda, na vice-presidência, Fernando Hugo, na 2º secretaria, e Osmar Baquit, na 4°secretaria.

O presidente do PSDB ainda reafirmou a postura de oposição que a sigla vai manter na Assembleia Legislativa, mas revelou que a legenda vai fazer um trabalho "responsável". Para ele, os votos que o partido recebeu nas eleições de 2010 mostram que a população espera ver o PSDB no bloco adversário tanto ao governador Cid Gomes (PSB) como à presidente Dilma Rousseff.

Os anúncios do novo presidente do PSDB foram feitos logo após uma reunião com os membros da Executiva, que aconteceu à portas fechadas por algum tempo. Durante a entrevista, Gomes de Matos explicou que vai ficar no cargo até fevereiro, já que em março ocorrem as eleições para a composição do novo grupo gestor.

Eleição

Porém, de acordo com o parlamentar, ele não pretende se manter presidência do PSDB estadual, pois seus projetos prioritários são referentes ao Congresso Nacional, em Brasília.

Gomes de Matos também disse que o partido já começa, a partir de agora, se empenhar em função das eleições de 2012 e, por isso, vai haver um trabalho "geopolítico" nos municípios do Estado para tratar da organização dos novos diretórios. Para isso, a sigla pretende buscar novos filiados, pois visa disputar cargos majoritários e proporcionais no maior número de municípios.

O presidente tucano disse que o trabalho de sua legenda em prol das eleições já começam agora para que haja tempo suficiente de debates relacionados às candidaturas, pois, segundo Gomes de Matos, a falta de "planejamento" do PSDB rendeu à legenda os "prejuízos" alcançados em 2010. "Não podemos deixar tudo para os últimos três meses" como aconteceu este ano, no plano estadual.

Entre os que participaram da reunião de ontem da Executiva do PSDB, além de Gomes de Matos, estavam o deputado estadual Marcos Cals, os ex-deputados Tânia Gurgel e Francini Guedes, e o empresário Pedro Fiúza, que disputou a vice-governadoria do Estado e que deverá ocupar a presidência do PSDB Fortaleza. Na hora da coletiva, somente Gomes de Matos falou com a imprensa, enquanto os demais deixaram o local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário